Imóveis especiais

7 critérios para você acertar na escolha da localização do imóvel

/
12 0
localização do imóvel
Tempo de leitura: 6 min

Ao procurarmos por um novo lar, seja ele casa ou apartamento, sempre nos preocupamos com elementos muito importantes, como as dimensões dos espaços, se existe jardim, o número de vagas para os carros, as instalações e a qualidade dos revestimentos e esquadrias.

O entorno do imóvel, porém, também deve ser analisado de forma muito criteriosa, pois isso pode afetar no seu dia a dia e no da sua família. É preciso ficar atento à mobilidade, segurança, vizinhança, proximidade com o trabalho, escola e pontos de comércio e lazer, por exemplo.

Esses itens são alguns dos principais fatores que influenciam na hora da compra, e por isso, separamos alguns critérios importantes que devem ser levados em conta na hora de escolher a localização do imóvel. Confira!

1. Pesquise sobre mobilidade e acesso ao transporte público

Já sabemos que o trânsito das cidades está cada vez pior, não é mesmo? Por isso, ao procurar um imóvel é importante pensar nas rotas possíveis que levarão você até o trabalho e para a escola das crianças em menos tempo — residências localizadas próximas às vias principais podem ajudar a reduzir o tempo de deslocamento.

Caso o imóvel seja próximo dos principais locais do seu dia a dia e você costuma andar a pé, verifique se as ruas do trajeto são bem iluminadas à noite e se estão adequadas para caminhar sem dificuldades — principalmente se:

  • você ou alguém de sua família necessitar de condições especiais
  • de deslocamento
  • ou mesmo se você passeia com o carrinho do seu bebê.

Mesmo que você ou sua família não façam o uso do transporte público, pode ser que outras pessoas precisem dele para chegar até você. Portanto, verifique a quantidade de pontos e de linhas de ônibus que chegam até o local, além de estações de metrô ou trem.

Com muitas opções, o trânsito também tende a ficar menos intenso.

2. Analise a proximidade com os pontos de lazer

Atravessar a cidade para ter momentos de lazer não é nada cômodo ou prático, e pode estressar você ainda mais em vez de se tornar uma ocasião para relaxar. Sendo assim, escolha um imóvel que tenha pontos de lazer de seu interesse e de sua família em suas proximidades.

Se você gosta de restaurantes e bares, procure locais que tenham vida noturna ativa, e se tiver filhos ou gosta de esportes ao ar livre, veja áreas próximas aos parques e praças. E caso você goste, pontos de cultura, como:

  • centros culturais,
  • museus,
  • teatros e
  • galerias,

também são localizações importantes na hora de comprar um imóvel.

Você pode pesquisar por esses pontos olhando na internet, dando uma volta no bairro e até mesmo perguntando para os vizinhos.

3. Avalie a segurança do bairro

Independentemente se prefere um bairro agitado ou calmo, seu futuro imóvel deve estar em um local seguro. Portanto, pergunte para os vizinhos e pesquise os índices de roubos, furtos e violência na área.

Visite as redondezas em diversos horários do dia para analisar a movimentação e se existem lugares suspeitos. Alguns bairros bem localizados contam com policiamento e vigias particulares.

Verificar também se as ruas são bem iluminadas à noite e se as áreas ao ar livre estão bem preservadas é essencial. Esse cuidado com a segurança é fundamental na escolha do local do imóvel, pois garantirá seu bem-estar físico e emocional e o de sua família.

4. Leve em conta a proximidade com trabalho e escola

Outro ponto importante ao escolher a localização do imóvel é a proximidade com seu trabalho e o das pessoas que moram com você. Afinal, ninguém quer perder horas no trânsito e correr o risco de se atrasar para os compromissos, concorda?

Sendo assim, verifique a proximidade do imóvel com comércios, serviços e com o seu trabalho. Caso tenha filhos, é preciso analisar, também, se há escolas por perto, assim como creches, cursos de língua estrangeira, universidades e outras atividades que envolvam educação.

Essa comodidade é positiva tanto para os filhos quanto para os pais, que se sentirão mais seguros ao buscá-los ou, caso necessário, deixá-los irem aos destinos andando.

Sendo assim, avalie o tempo de deslocamento para esses lugares e o custo médio das viagens, seja com combustível ou com transporte público, e conclua se realmente vale a pena.

5. Avalie a liquidez e potencial de valorização do bairro

Comprar um imóvel bem localizado é sinônimo de investimento. Pesquise as possibilidades de valorização e de crescimento do bairro que pretende morar. Isso é visível nos novos empreendimentos que surgem no local, sejam eles residenciais, comerciais ou de serviços.

Essa modernização impacta diretamente na valorização do imóvel que, futuramente, pode agregar bastante valor em uma eventual venda da residência.

6. Observe o lifestyle proporcionado pelo bairro e o estilo de moradores

Observar o lifestyle proporcionado pelo bairro é analisar se ele está de acordo com seu perfil. Por exemplo, existem bairros onde predomina a existência de casas e alguns comércios e as pessoas andam muito a pé.

Já outros são mais residenciais e verticalizados, com condomínios fechados, mais sossegados e arborizados. Morar próximo a parques, bares, academias e ciclovias, por exemplo, também configuram um estilo de vida e, portanto, você deve analisar qual mais se adéqua ao seu.

Analise o tipo de vizinhança e veja se ele é adequado ao seu perfil. Existem bairros predominantemente de estudantes, jovens casais ou pessoas mais idosas, por exemplo. Avaliar essas características auxilia em sua qualidade de vida e evita que ocorram divergências.

Para isso, converse com os moradores, percorra as redondezas em alguns horários do dia e veja como é o cotidiano dessas pessoas e se ele tem a ver com seu estilo.

7. A importância de escolher localizações mais nobres dentro de cada bairro

Localizações mais nobres tendem a estar mais próximas dos principais pontos de interesse, como comércios, escolas e ambientes de lazer. Escolher uma dessas localizações faz com que você adquira um patrimônio mais sólido e que tenderá a se valorizar com o tempo.

E, além de morar bem, você terá um grande investimento.

Como vimos, é muito importante avaliar certos pontos na hora de escolher a localização do imóvel que quer comprar, como a proximidade com escolas, trabalho, lazer e segurança.

Analisar esses quesitos faz com que se economize tempo e dinheiro, além de se tornar um investimento, já que imóveis com essas características tendem a se valorizar.

Agora que sabe os principais fatores a considerar no momento da escolha do seu imóvel, conheça mais sobre as vantagens de morar em Moema, um excelente bairro da cidade de São Paulo!

Posts Relacionados
/

Ao procurarmos por um novo lar, seja ele casa ou apartamento, sempre nos preocupamos com elementos…

/

Ao procurarmos por um novo lar, seja ele casa ou apartamento, sempre nos preocupamos com elementos…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up