Melhores bairros para morar

Alto de Pinheiros (SP) é um bom bairro? Vantagens de morar lá

/
10 0
alto de pinheiros é um bom bairro
Tempo de leitura: 6 min

Se você está buscando um imóvel para morar ou investir em São Paulo, precisa conhecer mais sobre os bairros da cidade. Pode parecer clichê, mas é sempre bom reforçar que é fundamental se informar sobre as características de um local, antes de elencar a melhor opção.

Para ajudá-lo na escolha, falaremos um pouco sobre o bairro: Alto de Pinheiros. Neste post, explicamos algumas das principais características da região e apresentamos informações relevantes para quem deseja viver por lá. Acompanhe! 

Quais as características do Alto de Pinheiros?

O bairro Alto de Pinheiros começou a ser construído em 1913, quando a companhia City comprou as terras para loteamento. O primeiro loteamento surgiu em 1925 e, por se tratar da mesma companhia que implantou os bairros Jardim América e Pacaembú, o Alto de Pinheiros segue os mesmos traços urbanísticos e arquitetônicos.

Por esse motivo, é uma região bastante ajardinada, com praças-rotatórias, que distribuem as vias principais do bairro. Ele é acessado principalmente pela Marginal Pinheiros, Avenida Pedroso Morais e Avenida Professor Fonseca Rodrigues.

 O local se tornou um sinônimo de qualidade de vida na capital paulista. A arquitetura segue padrões europeus, com muitas casas e quase nenhum edifício. Predominam as residências de classe media alta e alta, com alto padrão construtivo. Além disso, apresenta parques preservados, bem como ruas largas.

Porque Alto de Pinheiros é um bom bairro?

O Alto de Pinheiros faz divisa com os bairros Pinheiros, Vila Madalena, Butantã e Alto da Lapa e pode oferecer diversos benefícios para sua família. Conheça alguns deles: 

Mobilidade Urbana

Morar em um local que é facilmente acessado é uma prioridade em uma cidade movimentada como São Paulo. Por isso, o Alto de Pinheiros tem opções de transporte para facilitar os seus deslocamentos e diminuir o tempo gasto com eles.

Além das avenidas que citamos no item anterior, o bairro é alimentado pela estação Pinheiros do metrô, da linha amarela. A estação Cidade Universitária da CPTM também dá acesso à região. Fora isso, diversas linhas de ônibus também circulam no bairro, principalmente nas avenidas principais.

Já para os deslocamentos mais curtos, você pode contar com ciclovias, calçadas arborizadas para uma caminhada e também com os patinetes.

Lazer

Espaços de lazer não faltam no bairro, que conta com parques, praças e clubes para passar momentos de qualidade com a família. O parque Villa Lobos tem uma área de 732 mil metros quadrados. Lá você pode levar seus filhos para brincarem no playground ou darem uma volta de bicicleta e patins, já que as ruas internas são pavimentadas.

O parque também tem quadras poliesportivas e grandes áreas gramadas para descansar ou fazer um piquenique. Se você gosta de livros, na Biblioteca Villa Lobos pode encontrar diversos títulos da literatura nacional e internacional. A instituição também promove eventos, oficinas e saraus para todo o público.

Conheça também a Praça Coronel Custódio, mais conhecida como Praça Pôr-do-sol. Lá existe uma pista de caminhada e um playground, como ótimas opções para lazer. Mas o que chama mesmo a atenção dos visitantes é o lindo pôr-do-sol nos dias de céu aberto. A praça fica cheia para assistir ao espetáculo.

Como opção privada de lazer, o bar conta com os clubes Alto de Pinheiros e Anhembi Tênis Clube. O primeiro é conhecido como um dos melhores clubes da cidade, e tem uma ampla estrutura que conta com piscinas, quadras, sauna, massagem, playground, restaurante e lanchonetes. Fora isso, o clube promove festivais e shows para os sócios ao longo do ano.

Já o Anhembi é um clube conhecido pelo seu projeto arquitetônico, do renomado arquiteto modernista, João Batista Vilanova Artigas.O espaço oferece quadras, piscinas, salão de jogos, academia e aulas de lutas e ginástica artística. Para o convívio social há um restaurante, lanchonete e programações culturais.

Comércio

O comércio do bairro não fica atrás. A principal praça do bairro, a Praça Panamericana é o local onde estão concentrados supermercados, farmácias, padarias e bancos. Lá também estão alguns dos principais restaurantes do Alto de Pinheiros.

Para fazer compras de roupas, cosméticos, calçados e diversos outros produtos você pode contar com o Shopping Villa Lobos. O estabelecimento foi inaugurado em 2000, e tem uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Lá existem lojas de grife da moda, restaurantes e cinema, em ambiente agradável para passear com a família.

Gastronomia

Para saber se o Alto de Pinheiros é mesmo um bom bairro para se viver, basta pensar nas opções de restaurantes da região. Lá você poderá saborear da alta gastronomia e também se divertir em bares, além de se deliciar com os doces.

O restaurante Cór é um dos mais procurados da região. Trata-se de uma churrascaria, comandada por um premiado chef peruano, Renzo Garibaldi. Inaugurada em 2017, a imponente casa localizada na Praça São Marcos, 825, tem como especialidade as carnes maturadas. Uma verdadeira experiência gastronômica que é completa pela ambientação do restaurante e as louças cuidadosamente escolhidas em pedra sabão.

O restaurante Senzala é um dos mais antigos do bairro, e fica localizado na Praça Panamericana. Além do restaurante, existe também o Bar Senzala, todos dois muito bem conceituados. O restaurante veio primeiro, na década de 60, e desde então funciona como churrascaria e pizzaria, oferecendo um ambiente agradável e um amplo terraço para os dias mais quentes. Já o bar serve petiscos e pratos variados, além do chopp do happy hour.

Também na Praça Panamericana você pode saborear os deliciosos doces da confeitaria Leo Dolci, inaugurada em 1980 por uma família italiana. Lá são fabricados bolos, doces, tortas e sorvetes artesanais com tradicionais receitas italianas.

Escolas

Se você tem filhos, com certeza se preocupa com a educação deles, e também precisa procurar por um local que ofereça boas escolas. Morando no Alto de Pinheiros você pode escolher entre diversas opções, como o Santa Cruz, Vera Cruz, Alfa e Colégio Palmares.

Além das escolas para ensino fundamental e médio, o Campus da USP também está próximo ao bairro, podendo ser facilmente acessado pela ponte Cidade Universitária, que atravessa a Marginal Pinheiros.

Como você pode perceber, Alto de Pinheiros é um bom bairro para se morar! Além da arquitetura residencial que se diferencia dos altos prédios de SP,  você encontra um bairro tranquilo e seguro para sua família.

O que você achou do texto? Se você busca um lugar tranquilo para viver com a família, descubra também os condomínios fechados próximos a São Paulo.

Posts Relacionados
/

Se você está buscando um imóvel para morar ou investir em São Paulo, precisa conhecer…

/

Se você está buscando um imóvel para morar ou investir em São Paulo, precisa conhecer…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up