Arquitetura

Conheça 7 arquitetos famosos no mercado de alto padrão Brasileiro

/
8 0
arquitetos famosos
Tempo de leitura: 17 min

A construção de um imóvel é um processo complexo e bastante detalhado, especialmente quando se trata de construções de alto padrão. Nesse tipo de edificação, traços, cores e detalhes internos e externos fazem toda a diferença no resultado final. Não em vão, é quase impossível se lembrar de construção de alto padrão, sem falar da importância da arquitetura e dos arquitetos famosos que se dedicam ao segmento.

Afinal, em uma construção de alto padrão, o objetivo não se delimita a levantar pisos e paredes que abriguem um grupo de pessoas ou uma família, com segurança e conforto. Nesse tipo de imóvel, os objetivos do projeto arquitetônico vão muito além. A busca é por uma combinação perfeita entre design,originalidade, requinte, funcionalidade e, mais recentemente, sustentabilidade.

E é justamente, nesse cenário, que o profissional de arquitetura tem como tarefa materializar no projeto (de construção ou reforma) os anseios, a personalidade e as melhores soluções para as necessidades dos futuros moradores.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar o arquiteto certo para tocar o seu projeto, especialmente, se já teve uma experiência ruim. Algumas pessoas têm, inclusive, receio de contratar um profissional, já que não compreendem a importância do arquiteto no processo de construção ou reforma.

Por isso, se você está pensando em construir ou reformar um imóvel de alto padrão, precisa ler nosso artigo até o fim. Aqui vamos explicar para você a importância desse profissional e tudo que ele pode fazer pela sua obra. E claro, vamos listar o top 7 dos arquitetos famosos por atuar em imóveis em São Paulo. Uma seleção de primeira para você descobrir o que se identifica mais com você e começar o ano tirando o seu projeto da cabeça.

Qual o papel da arquitetura?

Muito mais do que garantir edificações que ofereçam segurança, funcionalidade e conforto, a importância da arquitetura está na forma como as construções podem impactar a qualidade de vida das pessoas.

Você mesmo, muito provavelmente, já passou por alguma experiência que confirme o que estamos dizendo, ainda que não tenha percebido. Por exemplo, é muito comum não nos sentirmos confortáveis em certos espaços, ocasionando, até mesmo, pressa ou aflição para encerramos o mais rápido possível nossa passagem.

Ou pode acontecer exatamente o contrário, quando nos sentimos tão acolhidos que desejamos permanecer ali por um tempo bem mais longo. Em ambos os casos, dificilmente conseguimos identificar a razão.

No entanto, muitas vezes, o motivo está na sutil (quase imperceptível) influência que a organização e a distribuição do espaço, a harmonia das cores, os tons e as texturas ou a acústica exercem sobre nós. Essa é, inclusive, uma constatação cientifica amplamente utilizada ao se elaborar projetos comerciais, com vistas a reter o cliente por mais tempo no estabelecimento e, consequentemente, promover maior consumo.

Em outras palavras, não estamos falando apenas de estruturas e fios, mas de uma visão ampla da obra. Com fatores não apenas objetivos, mas com incidência de questões absolutamente subjetivas e intangíveis. Todo um processo que leva em consideração os requisitos e os preceitos técnicos para construir imóveis que são, praticamente, uma obra de arte em grande escala.

E é só, e tão somente, o arquiteto, o profissional preparado para essa tarefa. Quer saber por que e como? Continue a leitura!

Você conhece a importância do arquiteto?

Sim, como dissemos no começo deste texto, o arquiteto é o profissional que tem como tarefa transformar ideias na casa ou no apartamento perfeito. Mas seu trabalho não é apenas traduzir em traços e cores a concepção dos contratantes. De modo que para além de realizar o desenho da edificação (em forma de planta e obedecendo aos regulamentos legais e às normas técnicas), o arquiteto pode participar de todas as etapas da construção.

Ele é o profissional capacitado para propor soluções inovadoras e aplicar tendências aos processos construtivos, trazendo impactos positivos desde a ventilação, iluminação e acústica até a disposição dos móveis. Assim como deve ser responsável pela definição dos materiais, de acordo com a destinação do imóvel.

Outro ponto importante do trabalho do arquiteto consiste em considerar os impactos ambientais que a construção pode causar, procurando mitigar os danos ao meio ambiente.

Além disso, ao optar por um arquiteto, você vai saber, com uma margem de erro muito pequena, qual será o custo total da sua obra. Isso permitirá ajustes ou adaptações de orçamento, sem prejuízo do projeto inicial.

Sem falar em todo o estresse e as dores de cabeça das quais você será poupado, caso o profissional acompanhe toda a execução da obra. Afinal, lidar com operários não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas.

Por tudo isso, antes vista como um capricho, hoje, a contratação de um arquiteto, é entendida como uma necessidade, especialmente ao se tratar de imóveis de luxo. Uma vez que ter como parceiro um profissional qualificado e com credibilidade no mercado é o primeiro passo para o sucesso da sua obra. E como se não bastasse, geralmente, o investimento corresponde há, apenas, 5% do valor total da obra. Mas você conhece na prática as funções de um arquiteto?

Funções de um arquiteto

Neste ponto, você com certeza já entendeu a importância de contar com um arquiteto para a elaboração e o acompanhamento do projeto de sua obra de construção ou reforma, não é? Mas você sabe o que ele de fato pode fazer por você? Pois bem, a formação a e experiência do arquiteto o capacitam para:

  • elaborar e coordenar projetos;
  • contratar e gerenciar mão de obra;
  • calcular a quantidade necessária de materiais;
  • elaborar orçamentos;
  • gerenciar fornecedores;
  • definir a escolha e a aquisição de materiais;
  • acompanhar a obra, garantindo a correta e integral execução de acordo com o projeto;
  • antecipar problemas e soluções,
  • estabelecer cronograma e faseamento da obra;
  • elaborar relatórios de cada fase da obra com foco no projeto.

Quais são os 7 arquitetos famosos mais requisitados no Brasil?

Agora que você já sabe da importância do arquiteto e de toda a diferença em contar com um na construção ou reforma do seu imóvel, vamos apresentar os 10 profissionais mais famosos da arquitetura de luxo no Brasil.

Ganhadores de prêmios dentro e fora do país, eles são a nata da arquitetura brasileira. Além do inegável talento impresso em seus trabalhos, esse grupo é responsável por ditar tendências aqui e no mundo. Confira o que mais combina com sua personalidade.

João Armentano: equilíbrio entre simplicidade e luxo

Com mais de 30 anos na profissão, o arquiteto João Armentano consolidou sua carreira com projetos que transbordam sensibilidade e versatilidade em suas plantas. Ele mesmo costuma afirmar em suas entrevistas que seu objetivo é levar conforto e beleza aos ambientes.

Muito requisitado por celebridades, Armentano estabelece, com frequência, relações muito próximas com seus clientes. Para ele, entender a essência e as peculiaridades de cada um é essencial para o bom andamento de um projeto. Para muitos, esse é, inclusive, o segredo do sucesso do arquiteto: o fator que possibilita a elaboração de projetos únicos, perfeitamente alinhados aos ideais dos clientes. Entre seus clientes mais famosos estão Angélica e Luciano Huck.

Débora Aguiar: discrição e sofisticação

Ainda na linha menos é mais, o trabalho de Débora Aguiar destaca-se por aliar discrição e sofisticação. Com mais de 20 anos de profissão, a arquiteta conduz um escritório com mais de 80 profissionais e 50 projetos simultâneos. Todos marcados pelas características que conquistaram os clientes mais exigentes: linhas e formas limpas, transparências e acabamentos sofisticados.

Outro traço marcante do trabalho de Débora é a sustentabilidade.  A arquiteta não abre mão de compor ambientes com materiais sustentáveis e elementos naturais, mesclados com peças de artes. Geralmente, suas composições têm como base cores mais neutras, como bege e branco. Além disso, dedicam especial atenção à iluminação natural.

Fernanda Marques: dualidades

Formada pela USP (Universidade de São Paulo), Fernanda Marques é a expressão da sofisticação e da criatividade. Tendo como preceito o respeito absoluto às exigências de seus clientes, Fernanda combina modernidade com clássico e natureza com urbano.

Aliás, a arquiteta tem investido bastante em projetos sustentáveis, mesclando os seus talentos diversos no campo do design, paisagismo e comunicação visual, sempre com muita originalidade.

Beto Figueiredo: descontração e criatividade

Com uma extensa lista de clientes famosos, como Malu Mader, Helena Ranaldi, Cláudia Abreu, Martinho da Vila, Maitê Proença, entre outros globais, o arquiteto carioca Beto Figueiredo imprime em seus projetos características pessoais, como descontração, criatividade e originalidade.

Com um estilo despojado e aconchegante, Fernando compõe ambientes conjugando  elementos pop, rústicos e industriais, sempre com extrema preocupação com o conforto e a funcionalidade.

Miguel Pinto Guimarães: longevidade

Com uma carreira iniciada aos 18 anos, o arquiteto Miguel Pinto Guimarães tem um lema: simplicidade e funcionalidade. Sempre pensando na praticidade da vida de seus clientes, Miguel constrói seus projetos tendo como objetivo a longevidade e a praticidade das obras, sempre com um toque brasileiro em suas construções.

Com uma lista estelar de clientes, como o autor de novelas João Emanuel Carneiro, Bruno Gagliasso, Murilo Benício e Adriana Esteves, o arquiteto dedica especial atenção aos projetos de iluminação, ventilação e economia de recursos.

Thiago Bernardes: talento de berço

Thiago Bernardes é daqueles profissionais que traz o talento de berço. Seu pai, Cláudio Bernardes, e seu avô, Sérgio Bernardes, marcaram época — cada um há em seu tempo e com estilo próprio — e deixaram todo um legado profissional ao arquiteto, como o modernismo.

Em seu portfólio, casas vultuosas e pré-fabricadas nas quais ele imprime um estilo único, um ar de exclusividade. Contudo, Thiago tornou-se conhecido mesmo foi por projetar casas e edifícios que se integram ao cenário local, causando o menor impacto possível na paisagem. Entre seus clientes mais famosos estão a atriz Fernanda Torres e Luciano Huck.

Felipe Diniz: dom inquestionável

Sabe aquelas histórias que tem um final inesperado? Essa é uma delas. Afinal, o caminho natural de Felipe Diniz seria o de administrar os negócios da família e gerenciar o Grupo Pão de Açúcar, fundado pelo seu avô Abílio Diniz.

Entretanto, a paixão pela arquitetura e a vocação falaram mais alto e Felipe optou pela profissão. Formado há apenas 12 anos, o profissional tem construído sua carreira com os princípios que emprega na vida: menos bens, menos carros, menos espaço na casa, menos coisas. Mais simplicidade, mais tempo, mais vida.

Dentro dessa lógica, seus projetos são pautados pelo bem-estar e conforto, acima até da sofisticação e estética. Entre seus clientes famosos estão o chef Alex Atala, a estilista Fernanda de Goeye e o publicitário Anuar Tacach.

Como acertar na escolha do arquiteto?

É claro que com uma lista como essa que apresentamos, fica até difícil escolher um nome preferido, não é? Mas não se assuste, vamos dar a você várias dicas para escolher o melhor profissional para tocar o seu projeto. Afinal, a relação cliente X arquiteto vai perdurar por toda a obra, o que pode representar apenas algumas semanas (em casos de reforma) ou mais de um ano. Então, confira nossas dicas!

Tenha clareza do seu projeto

Sabe aquele ditado, “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”? Então, ele cabe perfeitamente na escolha do seu arquiteto. Afinal, é preciso que vocês tenham afinidade de ideias. E para avaliar isso, você tem que saber o que quer.

Assim sendo, antes de qualquer coisa, reflita sobre os seus anseios e os desejos sobre o projeto. Pense na sua estrutura familiar atual e no que almeja para o futuro. Verifique as necessidades e os interesses de todos os membros da família. Esse é um passo essencial, especialmente se você estiver comprando seu primeiro imóvel. Nesses casos, a ansiedade e a empolgação podem limitar sua capacidade de avaliação.

Pesquise

Inicie seu trabalho de pesquisa por temas ligados à arquitetura e à construção. Mas ainda não se debruce mais atentamente sobre nomes. Dedique um tempo para conhecer termos, estilos, materiais e inovações nas construções. Converse com amigos, parentes e conhecidos da área.

Só depois de encerrar essa etapa, comece a pesquisa por um profissional especificamente. Visite seu site, passeie pelo seu portfólio, confira obras realizadas por ele. A maior parte dos profissionais atua em projetos residenciais e comerciais, não sendo difícil encontrar obras abertas ao público.

O próximo passo é consultar o registro do profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da sua região.

Visite o escritório

Agora que você já verificou a credibilidade profissional do arquiteto que deseja contratar, faça contato com o seu escritório e/ou equipe e agende uma visita. Pergunte sobre o processo de elaboração do projeto, a metodologia, os serviços inclusos, os prazos e os custos.

Nesse momento é importante sanar todas as dúvidas e reservar um tempo para assimilar e refletir sobre o modo de operação de cada profissional. Afinal, construir ou reformar um imóvel de alto padrão não é uma tarefa fácil, não é rápido, não é simples.

Até porque são diversos fatores concretos e subjetivos envolvidos, com uma carga emocional bastante intensa. Por isso, não tenha pressa, não se precipite. Compare custos, benefícios e atendimento.

Estabeleça os termos do contrato

Agora que você passou por todas essas etapas — e está pronto para definir qual escritório pode atender melhor suas aspirações — é hora de formalizar sua escolha e dar início ao projeto por meio da assinatura do contrato. Nesse documento devem constar os aspectos jurídicos, tais como direitos, deveres e responsabilidades. Caso sinta necessidade, não se constranja em pedir alguns dias para que o seu advogado analise o documento.

Por fim, mas não menos importante, considere contratar o mesmo profissional e/ou equipe para elaborar o projeto e acompanhar a obra. Essa é melhor opção para garantir que tudo vai sair como planejado.

E se o seu foco são os imóveis de luxo ou alto padrão, não deixe de ler nossas dicas sobre como escolher o imóvel ideal.

Quais são as dicas para escolher um imóvel de alto padrão ideal?

Localização

Sem margem para qualquer dúvida, um dos pontos com maior impacto na classificação de um imóvel de luxo ou de alto padrão é a região na qual ele está instalado. Inclusive, a localização do imóvel tem forte influência sobre a valorização do bem em longo prazo.

Ou seja, se você vai investir em um imóvel de alto padrão, ele precisa estar em um bairro nobre, que proporcione segurança, mobilidade, comodidade e boa estrutura de compras e serviços, como escolas, academias, bancos, supermercados, limpeza e iluminação.

Infraestrutura e serviços

Quando você investe em um bem com alta qualidade e custo, espera contar com infraestrutura de primeira, certo? Exatamente por isso, um imóvel de luxo precisa ser completo para atender as expectativas dos seus moradores.

Itens como áreas de lazer, piscina, quadras, espaço gourmet, salão de festas, boates, pista de corrida, academia, spa, elevadores por unidade e sistema de segurança e monitoramento eletrônico são obrigatórios.

Mas é possível encontrar condomínios de luxo que vão além, oferecem também serviços de concierge: quando um funcionário trabalha como um assistente, exclusivamente para facilitar a rotina dos moradores, enviando roupas para a lavanderia, o carro para a revisão ou, simplesmente, efetuando uma ligação para lembrar a eles o horário da escola das crianças.

Decoração

O bom gosto e a sofisticação interna do seu imóvel são definições sobre as quais você tem total autonomia. No entanto, quando você adquire um imóvel em um condomínio, não cabe a você a definição das áreas externas.

Apesar disso, essa característica é essencial para a classificação de um imóvel como de luxo ou de alto padrão, bem como para a sua valorização futura. Por isso, observe desde a fachada até a recepção do local, passando, claro, pelas áreas de uso comum. A iluminação, o mobiliário, o acabamento, as cores e as texturas têm forte impacto sobre o resultado final.

Tecnologia, segurança e automação

Deixamos esse quesito para o final, mas ele deve ser o primeiro a ser levado em consideração na compra do seu imóvel. Afinal, não há nada mais importante do que se sentir seguro na sua casa, seu lar, você não acha?

Pois bem. Hoje, são quase incontáveis as ferramentas e os mecanismos para ampliar a segurança dos condomínios. Desde as câmeras de segurança, com visão em 360º, até complexos sistemas de identificação de acesso individual por meio de biometria, controle de voz e leitura de retina. Ainda existem sistemas de prevenção e controle de incêndios, bem como sensores de presença.

Outro ponto a ser considerado é a preparação do imóvel para se adaptar às tecnologias existentes e àquelas que em breve vão surgir. Afinal, já é possível utilizar aplicativos para smartphones que, conectados ao sistema da casa, permitem que o morador apague e acenda luzes, feche cortinas e persianas, encha a banheira, desligue o forno ou acesse o computador, tudo pela tela do aparelho celular.

Essas comodidades transformam a vida do morador e fazem valer cada centavo investido, não é verdade?  E é impossível descrever o que ainda está por vir.

Como você pôde ver, escolher um imóvel de alto padrão não é uma tarefa simples. Exige, sim, alguma pesquisa, dedicação e tempo. Mas pode ter certeza, o seu esforço será recompensado.

Afinal, não existe sensação melhor do que estar protegido e acomodado no aconchego de um lar que foi especialmente projetado para você e para sua família, com todo o conforto que vocês merecem. Assim, dá gosto abrir as portas de casa para os amigos, aproveitar o tempo com os pais e curtir as crianças.

Além disso, a empreitada pode ser mais leve e prazerosa se você contar com uma equipe de profissionais competentes. Seja na hora de adquirir um lote, casa ou apartamento, seja no momento de construir ou reformar.

Por isso, não tenha pressa, leve o tempo que precisar para escolher os profissionais que vão ajudar você e sua família nesse passo tão importante. É possível optar por um dos arquitetos famosos que apresentamos neste artigo ou, ainda, por um corretor ou imobiliária responsáveis por intermediar a aquisição.

Isso porque não importa quantas casas ou apartamentos você já adquiriu, se os imóveis estão em São Paulo ou em Nova York, cada aquisição ou obra é uma nova empreitada, um novo desafio. Cada qual com suas peculiaridades e particularidades que variam até mesmo de acordo com sua fase de vida e de outros membros da sua família.

Gostou do nosso artigo sobre os arquitetos famosos e mais requisitados no mercado de alto padrão? Se você quiser acertar na escolha de um imóvel de luxo em São Paulo, precisa ler nosso guia sobre o tema. Nele você vai encontrar desde dicas sobre os melhores bairros e regiões até informações sobre os documentos necessários para a aquisição. Tudo o que você precisa saber para fechar o melhor negócio da sua vida. Não deixe de ler!

Posts Relacionados
/

A construção de um imóvel é um processo complexo e bastante detalhado, especialmente quando se…

/

A construção de um imóvel é um processo complexo e bastante detalhado, especialmente quando se…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up