Melhores bairros para morar

Bairros nobres de SP: Os 8 mais nobres para se viver em São Paulo

/
18 0
Tempo de leitura: 17 min

São Paulo é a quarta cidade mais populosa do mundo, e quem vive nela sabe como os dias podem ser estressantes e muito atarefados. Por isso, morar em um local que ofereça conforto e bem-estar é uma prioridade para muitas pessoas.

Reconheceu-se nesse cenário? Então, confira o nosso guia com os oito principais bairros nobres de SP e veja todos os atrativos e benefícios que eles podem trazer para você!

Entenda a importância de morar em um bairro nobre de SP

Os bairros de alto padrão proporcionam uma qualidade de vida inigualável para a elite de SP. Morar em um imóvel bem localizado, com infraestrutura completa, traz o conforto de ter tudo o que se precisa perto de casa.

Esses locais têm características naturalmente atraentes, não só para quem quer morar lá, mas também para instituições e comércios. Por isso, eles são marcados pela presença das melhores escolas de São Paulo, dos clubes com áreas de lazer e esporte completas, além de restaurantes e bares para todos os gostos.

Fora isso, esses bairros também apresentam as melhores coberturas de segurança e transporte, com bom policiamento, várias linhas de ônibus e estações de metrô, conectando o local aos principais pontos da cidade. Isso sem citar as programações culturais que acontecem nas praças, nos parques e museus estrategicamente localizados.

Todos esses aspectos positivos pesam muito na hora de escolher um apartamento novo e precisam ser analisados antes de fechar o negócio. Afinal, os bairros nobres de SP prometem alta qualidade de vida, exclusividades e a tranquilidade que você precisa para relaxar em casa.

Conheça os 8 bairros mais nobres para se viver em São Paulo

1. Jardim Europa

Localização

Os bairros criados como cidade-jardim começaram a surgir no início do século passado.  Eles ocuparam a paisagem da cidade com grandes casarões, ruas e avenidas bastante ajardinadas, voltados especificamente para as classes mais altas. O primeiro a surgir foi o Jardim América, seguido pelo Jardim Europa, Paulistano e Paulista.

O Jardim Europa está localizado entre as avenidas Brigadeiro Faria Lima, Nove de Julho, a Rua Groelândia e a Alameda Gabriel Monteiro da Silva. É uma das áreas com maior IDH (índice de desenvolvimento humano) do país, de 0,957, enquanto a média do Brasil não passa de 0,75. Além disso, conta com vários imóveis de luxo, que têm o metro quadrado bastante elevado, beirando os R$15 mil.

Atrações

Tudo isso é justificado quando observamos as comodidades que o bairro oferece a seus moradores. Equipado com diversos comércios de luxo, museus e arquitetura histórica, o Jardim Europa é um dos locais mais procurados para se morar na capital paulista.

Entre as atrações culturais, podemos citar a Paróquia São José do Jardim Europa, localizada na Rua Dinamarca e inaugurada em 1930.  Ela já passou por diversas reformas, mas mantém o estilo original e celebra missas regularmente. Fora isso, a região também conta com museus e galerias, como a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, a Galeria Thomas Cohn, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), o Museu da Casa Brasileira e o reconhecido Museu da Imagem e Som (MIS).

Comércio

Já entre os estabelecimentos comerciais, precisamos mencionar o primeiro shopping center do Brasil, o Shopping Iguatemi. Ele abriga ao todo 330 lojas, desde as conceituadas e requintadas, a exemplo da joalheria Tiffany & Co., até lojas de departamento populares, como a C&A. Na Avenida Europa, está localizada uma série de revendedoras de automóveis de marcas luxuosas, enquanto na Alameda Gabriel Monteiro Silva encontram-se marcas renomadas de decoração e adornos para a casa.

Se você gosta de sair para comer e beber com a família e os amigos, o Jardim Europa é repleto de estabelecimentos de vários tipos. Lá você encontra bares temáticos, com música ao vivo, cervejas artesanais e porções de petiscos. Por outro lado, também é a casa de restaurantes de renomados chefs de cozinha, que servem pratos gourmet e vinhos diversos.

2.Vila Nova Conceição

Localização

Com o metro quadrado mais caro da cidade, o Vila Nova fica localizado na zona sul de São Paulo, contando com lojas, restaurantes e imóveis bastante luxuosos. Ele também é considerado o bairro mais seguro da capital.

Fica próximo às regiões de Moema, Vila Olímpia e Itaim Bibi e, por estar em uma região privilegiada, é facilmente acessado por linhas de ônibus, metrô e grandes avenidas.

Atrações

Os passeios mais procurados pelos moradores são os parques e as praças. Um dos mais importantes parques da cidade, o Ibirapuera, faz fronteira com o bairro. Além dos jardins, caminhadas ao ar livre e bicicletas para aluguel, ele oferece várias programações culturais. Lá dentro você encontra o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil, a Oca e o Pavilhão da Bienal de São Paulo.

Mas não só do Ibirapuera vive o Vila Nova Conceição. Existem também o Parque do Povo e a principal praça do bairro, a Pereira Coutinho. Ela é a preferida dos moradores que querem levar seus filhos para brincar no parquinho, ao mesmo tempo em que fazem uma caminhada ao ar livre.

O Vila Nova também é indicado para quem tem filhos em idade escolar. La você encontra desde instituições infantis, como a Maple Bear, Pequeno Reino e Companhia de Maria, até a faculdade FMU, entre outras opções.

Comércio

Para as compras, no shopping J.K Iguatemi, você pode conferir 180 lojas, entre grifes famosas e lojas populares. Há, também, um cinema com salas vip e tecnologia 4D. Fora isso, na Rua Clodomiro Amazonas, existe um shopping aberto que também garante as compras.

Nesse bairro, também está localizado o procurado Eataly. Trata-se se um empório e restaurante que conta com um mercado de alimentos sem agrotóxicos e provenientes de pequenos fornecedores locais, além de produtos importados da Itália. Nas ruas a comida é diversificada. Você poderá encontrar lanchonetes, hamburguerias, bares e restaurantes renomados da cidade de São Paulo.

3.Jardim América

Localização

Como explicamos nos itens anteriores, o Jardim América foi o primeiro bairro-jardim a ser construído em São Paulo. Se você procura comprar apartamentos de luxo, essa localização é trabalhada pelas melhores boutiques de imóveis.

Apesar de ser uma área mais residencial do que as dos outros acima, o Jardim América não fica para trás em atrativos. Cortado pelas avenidas Rebouças, Brasil e Nove de Julho, ele é abastecido por duas estações de metrô — Tranon Masp e Consolação —, tornando a circulação e os deslocamentos pela cidade mais fáceis para os moradores.

Atrações

Um dos locais mais valorizados da cidade não poderia deixar de oferecer o melhor do lazer para seus residentes. Por isso, lá estão localizados dois importantes clubes de São Paulo, o Clube Atlético Paulistano e a Sociedade Harmonia de Tênis. Eles comportam complexos esportivos com mais de 30 modalidades, além de restaurantes e salões sociais.

Fora isso, para passear, há a conhecida ciclofaixa da Avenida Paulista e outras ciclovias próximas, além da Praça General San Martin, que é equipada com parquinhos. Para as visitas culturais, a Igreja Nossa Senhora do Brasil exibe sua arquitetura barroca, onde acontecem missas, visitações e inúmeros casamentos ao ano.

Comércio

Para fazer compras, o Jardim América está próximo dos shoppings Cidade São Paulo, Top Center 3 e conjunto nacional, todos abrigados pela Avenida Paulista. Além deles, no bairro também estão a Rua Oscar Freire, repleta de lojas de roupas e acessórios de grife, e a Rua Augusta, que conta com lojas e comércios variados. A Rua Colômbia é uma continuação da Av. Europa do Jardim Europa e também abriga algumas das revendedoras de carros de luxo.

Embora os bairros vizinhos Jardim Paulista e Cerqueira César tenham mais restaurantes e bares, no Jardim América também existem excelentes opções. As principais são encontradas na Alameda Gabriel Monteiro Silva e nas ruas Estados Unidos e Groelândia.

4.Itaim Bibi

Localização

Localizado na zona sul da cidade, o Itaim Bibi é um bairro de classe média-alta e alta próximo da Avenida Brigadeiro Faria Lima. É uma das áreas mais desejadas e valorizadas da capital, tendo o sexto metro quadrado mais caro da cidade. A Rua Doutor Mário Ferraz ocupa o segundo lugar entre os imóveis mais valorizados.

Vizinho do Vila Olímpia, Jardim Europa e Ibirapuera, o Itaim é muito bonito e bem-cuidado. Ao mesmo tempo em que é caracterizado por ser um bairro residencial tranquilo, também é equipado com bares, restaurantes, casas noturnas e teatros com programações culturais. Fora isso, por estar em uma região nobre de São Paulo, ele também atrai importantes empresas, como a Morgan Stanley, Internet Group e Cyrela.

Atrações

Para aqueles que frequentam programações culturais, os teatros Cultura Artística, Juca Chaves e Décio de Almeida Prado oferecem espetáculos e concertos de música a preços diversificados. Um passeio agradável ao ar livre é o Parque do Povo, que tem estacionamento gratuito, pista de caminhada, ciclofaixa e três quadras poliesportivas.

Um aspecto importante do parque é a acessibilidade completa àqueles com mobilidade reduzida. Aos domingos, é possível fazer um passeio de bicicleta que conecta este ao parque Villa Lobos.

Se você se preocupa com a educação dos seus filhos, existem as escolas Pueri Domus e a Escola Meu Castelinho Baby. Entre as instituições de ensino superior, há a Universidade Anhembi Morumbi, a Insper e a FMU bem próximas do local. Também não podemos esquecer-nos de mencionar os hospitais São Luiz e Santa Paula, que dão a tranquilidade de poder cuidar da saúde da família sem ir longe de casa.  

Comércio

O Shopping Iguatemi JK também tem acesso para o bairro, garantindo as compras em grifes de luxo e a diversão do cinema. Para quem procura por lojas de rua, o João Cachoeira é um shopping a céu aberto que percorre as ruas Jesuíno Arruda até a Leopoldo Couto Magalhães. Como todo importante centro comercial, ele é bem servido de lojas e produtos variados.

O Itaim BiBi também é um polo gastronômico de São Paulo, oferecendo opções de restaurantes renomados, como o Limonn, de culinária contemporânea, o libanês Zaatar e o Kosushi, de comida japonesa. Há, também, restaurantes de gastronomia informal, como hamburguerias e bares diversos, além da Barbacoa, uma clássica churrascaria.

5.Higienópolis

Localização

Também chamado de Espigão Paulista, por estar em uma das áreas mais altas da cidade, o Higienópolis é um dos melhores bairros nobres em SP. Localizado na região central da cidade, também tem um dos metros quadrados mais caros da capital.

Caracterizado pela sua grande área verde, a região é alimentada pelas estações de metrô Paulista e Consolação, e é classificado como zona de valor A pelo CRECI. Faz fronteira com os bairros Cerqueira César, Pacaembu, Santa Cecília e Vila Buarque.

O local se assemelha com a cidade de Buenos Aires, composta por excelentes exemplares da boa arquitetura. Predominantemente residencial, seus moradores são migrantes e imigrantes, famílias tradicionais e até celebridades.

Atrações

Este bairro conta com diversas atrações de passeio e cultura. A primeira categoria inclui as praças Vilaboim e Buenos Aires, com mansões antigas sem morador, mas sempre iluminadas, dando um charme a mais para o passeio. A vida cultural pode ser agitada, com a presença do Teatro da USP (Tusp), Teatro Folha (no piso superior do Shopping Higienópolis) e o Teatro Faap, de arquitetura imponente. O Museu de Arte Brasileira completa o guia cultural.

A educação dos seus filhos também está garantida com as diversas escolas e os colégios instalados no bairro. Além disso, existem as reconhecidas Universidade Mackenzie e Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Para manter a saúde em dia e as situações de emergência, em Higienópolis estão o Hospital Santa Isabel e o Hospital Infantil Sabará. Fora esses, você poderá contar com outras clínicas e outros consultórios médicos perto de casa.

Comércio

O Shopping Pátio Higienópolis é, com certeza, o principal centro comercial do bairro. Além das lojas variadas, lá você encontra cafés, restaurantes, cinema e o Teatro Folha no último piso. Você também pode fazer supermercado no St. Marche, localizado no shopping, ou nos conhecidos Pão de Açúcar e Dia.

Assim como os primeiros bairros que citamos, o Higienópolis também tem diferentes restaurantes e bares. Entre os tradicionais estão a Pizzaria do Braz, que serve uma das melhores massas da cidade, e o restaurante Famiglia Mancini. Porém, se você busca por restaurantes informais para o dia a dia, é fácil encontrar hamburguerias, lanchonetes, padarias e petiscos diversos espalhados pelas ruas locais.

6.Alto de Pinheiros

Localização

Situado na zona oeste da cidade, o Alto de Pinheiros tem características diferentes dos demais bairros nobres de SP. Isso porque seu plano urbanístico e arquitetônico original foi preservado em grande parte, de forma que apresenta ruas largas e arborizadas e poucos edifícios altos. As residências são em sua maioria casas e condomínios residenciais horizontais.

A região faz divisa com os bairros Pinheiros, Jardim paulistano, Butantã e Vila Madalena. Por estar em uma área privilegiada, tem acesso fácil a diversas linhas de ônibus e à estação de metrô Pinheiros.

Atrações

Entre as áreas descobertas para passeios ao ar livre, recomendamos o parque Villa Lobos e a Praça Por do Sol, apesar de a principal praça do bairro ser a Panamericana. O parque é composto por 732 mil metros quadrados de área verde, onde é possível praticar esportes nas quadras poliesportivas e levar as crianças para brincar nos parquinhos. Como as ruas são pavimentadas e com ciclovia, além da bicicleta, você poderá fazer uma caminhada ou andar de patins.

A programação cultural fica por conta do Museu da Pessoa e do Instituto Tomie Ohtake, que oferecem exposições e cursos.

Já educação de seus filhos também está garantida, já que o bairro tem escolas conhecidas, como Santa Cruz, Vera Cruz, Alfa e Colégio Palmares. Da mesma maneira, o cuidado com a saúde também tem fácil acesso, uma vez que o Hospital das Clinicas e o Hospital Geriátrico Nossa Senhora das Mercês estão instalados em Alto de Pinheiros.

Comércio

Morando neste bairro, você não precisará preocupar-se com as compras. Para o supermercado, há um St Marche e um Pão de Açúcar. Existe também o Shopping Villa Lobos, com lojas de produtos variados desde roupas, calçados, cosméticos e serviços bancários e de lavanderia.

Alto de Pinheiros também não perde em nada no quesito bares e restaurantes. Entre os conceituados estão o italiano Campagnia Marinara, o francês Ruella Bistrô e a unidade da Pizzaria Braz, localizada na Praça Panamericana.

7.Moema

Localização

Morar em Moema é o sonho de muitas pessoas que buscam por imóveis de alto padrão em São Paulo. Localizado na zona centro-sul, próximo aos bairros Vila Nova Conceição, Vila Olímpia e Brooklin, também tem o metro quadrado muito valorizado. É conhecido por oferecer a melhor qualidade de vida da capital. Isso porque os moradores dispõem de segurança garantida, além da tranquilidade de um ambiente bastante ajardinado.

As principais avenidas são a Bandeirantes, Santo Amaro, Hélio Pellegrino e Ibirapuera, onde está a estação de metrô Moema, que conecta o bairro ao transporte público da cidade. Fora isso, ainda existem diversas linhas de ônibus que passam por ali.

Atrações

O parque Ibirapuera fica bem perto do bairro, podendo ser aproveitado pelos seus moradores, com todas as programações ao ar livre e culturais que citamos no item 2. Além dele, há o Parque das Bicicletas, onde, além do esporte explícito no nome, é possível fazer caminhadas ao ar livre e praticar patins e skate.

Não podemos deixar de falar do Natal da Rua Normandia, quando ela é toda enfeitada com as luzes e decorações natalinas e recebe apresentações de corais e até mesmo neve artificial. O evento atrai mais de 300 mil turistas anualmente, e quem mora na região faz questão de participar.

Moema também conta com escolas particulares de qualidade para a educação dos seus filhos, desde a escola infantil até o ensino médio. Lá também estão estabelecidos os hospitais Alvorada e Moriah, além do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese.

Comércio

O supermercado é bastante variado, que tem unidades do Pão de Açúcar, St. Marche, Dia e Empório São Paulo. Já as compras diversas são garantidas com o Shopping Ibirapuera. O empreendimento recebe mais de 80 mil pessoas por dia, em suas 435 lojas. Entretanto, esse shopping ainda não tem salas de cinema.

Moema é considerado um dos locais mais badalados da capital paulista. Por isso, bares, restaurantes e casas noturnas não faltam. Entre os aclamados estão o Armazém Paulista e o Bar do Giba, que oferecem pastéis e cerveja gelada. Mas também existem bares com musica ao vivo, variando do jazz ao MPB.

8.Vila Olímpia

Localização

Implantado na zona sul, este importante bairro nobre de São Paulo é acessado por algumas das principais avenidas da cidade: Bandeirantes, Brigadeiro Faria Lima e Santo Amaro. Pela estação Vila Olímpia da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos), é fácil o deslocamento para outras regiões.

As ruas são tranquilas, arborizadas, e os imóveis de alto padrão são responsáveis pela classificação como zona de valor B no CRECI. Aqui, você poderá ter a qualidade de vida e a exclusividade que sempre sonhou.

Atrações

O Vila Olímpia está próximo dos três principais parques de São Paulo: Ibirapuera, Villa Lobos e do Povo. Sendo assim, sua família poderá usufruir dos passeios ao ar livre e também das programações culturais que acontecem em todos esses locais.

Com uma infraestrutura completa, o bairro acabou atraindo algumas das principais empresas multinacionais, que estabeleceram ali suas sedes. Entre elas estão Google, Facebook, Unilever e Parmalat. Essas empresas também foram responsáveis por atrair ainda mais investidores e comerciantes, fazendo com que a região se desenvolvesse de forma rápida e pudesse oferecer muita comodidade aos moradores.

Lá você não precisa preocupar-se com a escola dos seus filhos ou com a saúde da família. A área é atendida por diversas escolas infantis e colégios, além do hospital Santa Paula.

Comércio

O bairro também tem acesso ao Shopping JK Iguatemi, com todas as suas atrações citadas no texto. Fora isso, existe o Shopping Vila Olímpia, com 191 lojas, salas de cinema, teatro e também um boliche com 12 pistas para animar os finais de semana.

Para abastecer a despensa de casa, conte com o Pão de Açúcar e Dia. Os restaurantes aclamados também estão no bairro, que é um dos mais importantes polos gastronômicos do país. Por isso, lá estão os estabelecimentos os principais chefs que servem o melhor da culinária brasileira e internacional.

A vida noturna também não fica para trás. Na região, a população mais madura pode frequentar o The History, Overnight e Limelight, com trilhas sonoras dedicadas às décadas de 60 a 90. Os jovens procuram a reconhecida Villa Mix, que apresenta o melhor do sertanejo universitário.

Este guia dos principais bairros nobres de SP com certeza te ajudou a perceber os benefícios de morar em apartamentos de alto padrão. Como você viu, eles oferecem localização privilegiada, atrações culturais, programações ao ar livre e comércio variado. Isso sem deixar de lado o que mais importa no dia a dia: a saúde da família, a educação dos seus filhos e a tranquilidade de viver em segurança.

Você gostou do nosso guia? Então, assine agora nossa Newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Posts Relacionados
/

São Paulo é a quarta cidade mais populosa do mundo, e quem vive nela sabe…

/

São Paulo é a quarta cidade mais populosa do mundo, e quem vive nela sabe…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up