Design

Decoração minimalista: o que é e como aplicar na sua decoração

/
10 0
Decoração minimalista
Tempo de leitura: 3 min

A decoração é um ponto importante para deixar qualquer espaço mais bonito e confortável, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Entre as tendências do mercado, um estilo que vem ganhando cada vez mais adeptos é a decoração minimalista. Ela busca priorizar a organização e valorizar a beleza de cada móvel, optando pelo uso de poucos itens decorativos.

Quer saber mais sobre o estilo minimalista e transformar a sua casa? Continue a leitura e conheça algumas dicas que vão te ajudar nesse sentido!

O que é uma decoração minimalista?

A tendência de decoração minimalista teve origem em movimentos artísticos e culturais no início do século XX, porém os designers e projetistas aderiram ao estilo somente por volta dos anos 1980.

O princípio básico é retirar tudo o que for desnecessário em um ambiente, ou seja, os locais são decorados com poucos elementos, cores neutras e formatos geométricos simples, entre outros aspectos.

Dessa forma é possível contar com um espaço mais clean e com grande referência de bom gosto.

5 dicas de como aplicar o minimalismo na sua decoração?

1. Escolha o material certo

Em primeiro lugar, é importante conhecer os materiais adequados para compor a decoração minimalista da sua casa ou do seu apartamento. Como o minimalismo não conta com muito requinte, a aposta está no design de linhas retas.

Escolha móveis com acabamento simples. Afinal, essa é a aparência que o mobiliário deve ter: mais leve, reta e bem definida.

Porém, vale ressaltar que não é necessário ter muitos móveis. Portanto, quando se escolhe a tendência minimalista, é interessante separar todos os itens decorativos e retirar o que for considerado excessivo.

2. Use cores e tons sóbrios

O minimalismo tem como base cores neutras, com tons de cinza, branco, bege e preto. Tons mais claros nas paredes facilitam a combinação com outros itens e também geram uma sensação de ambiente mais amplo e organizado.

Porém, isso não significa que você deve se prender apenas a esse tipo de tonalidade.Inclua cores mais vivas em almofadas ou outros objetos, sem excessos.

3. Capriche na escolha de objetos

A escolha dos objetos decorativos é outro ponto ao qual você deve se atentar. Lembre-se de que esse tipo de decoração conta com o mínimo possível de itens no ambiente.

Você pode encontrar diversos objetos, de tamanhos variados, que trazem consigo a tendência minimalista. Quadros minimalistas com molduras simples e cores mais neutras são ótimas opções.

4. Aposte em uma boa iluminação

A iluminação é um item que deve ser muito bem pensado em um projeto de decoração minimalista e, sempre que puder, invista em luz natural.

Caso não seja possível, aposte em um bom jogo de luzes, destacando os itens que compõem o ambiente, mas não o deixe carregado. As luminárias, as lâmpadas e os lustres devem ser bem simples e seguir a mesma temática de linhas retas.

5. Coloque o verde na composição dos ambientes

Junto à luz natural, você deve apostar em plantas para garantir vida e frescor ao ambiente. Cultive plantas simples, bonitas e que harmonizem com a decoração em geral. Apenas tenha cuidado com o excesso.

Quer investir no estilo minimalista? Não se esqueça de procurar um profissional especializado em decoração. Ele vai ajudar você a elaborar um bom projeto para sua casa, com requinte e beleza.

Gostou do nosso post? Ainda tem alguma dúvida  sobre a decoração minimalista ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário!

Posts Relacionados
/

A decoração é um ponto importante para deixar qualquer espaço mais bonito e confortável, além…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up