Melhores bairros para morar

Itaim Bibi: descubra esse bairro completo e charmoso!

/
10 0
bairro itaim bibi
Tempo de leitura: 6 min

O bairro Itaim Bibi, localizado zona Oeste da cidade de São Paulo, fica em uma região antes chamada pelos índios de “Itahy”. Já o nome “Bibi” vem do apelido do antigo dono da fazenda loteada, Leopoldo Couto de Magalhães Júnior. A área era usada apenas para pesca e caça, por ser insalubre e de várzea e, consequentemente, inundável. Ali, as pessoas também colhiam frutas, principalmente jabuticabas.

O bairro começa a receber grandes infraestruturas, avenidas e empreendimentos apenas na década de 1970, como a avenida Faria Lima e a Juscelino Kubitschek. O que antes eram comércios, residências, quitandas e padarias de um bairro popular, modificou-se com o tempo, dando lugar a uma região comercial que passou a atender outras áreas.

Atualmente, o bairro Itaim Bibi é administrado pela Subprefeitura de Pinheiros e abriga uma população nobre, de classe média a alta, e faz divisa com a Vila Olímpia, Jardim Europa, Vila Nova Conceição, Jardim Paulistano e Ibirapuera. Pode ser dividido em parte alta, miolo do Itaim e Itaim nobre, esse último nas imediações do Parque do Povo.

Confira, neste post, algumas características e benefícios de morar neste bairro da cidade de São Paulo que oferece uma vida tranquila e completa!

Mobilidade

O bairro Itaim Bibi está localizado entre as principais vias de acesso, como as avenidas Nove de Julho, Santo Amaro, Brigadeiro Faria Lima e Marginal Pinheiros. A região também conta com diversas linhas de ônibus vindas de várias partes da cidade, estações de trem, como a Vila Olímpia e Cidade Jardim, além da estação de metrô Faria Lima, que também dá acesso à região, otimizando seu tempo e qualidade de vida.

Além dos transportes públicos, o bairro também pode ser percorrido por meios de locomoções alternativas, como a bicicleta, já que tem ciclovias e ciclofaixas exclusivas, o patinete e, até mesmo, um serviço de bikxi (o serviço de taxi, mas de bicicleta).

Assim, é possível fazer uma conexão intermodal pela região, por exemplo: se você trabalha nos arredores, pode pegar o metrô até a estação Faria Lima e, de lá, alugar uma bike ou um patinete elétrico para chegar ao trabalho!

Atrativos

Além dos edifícios residenciais, é possível encontrar no bairro todo tipo de comércio, lazer, gastronomia e centros empresariais. Confira alguns exemplos que separamos para você.

Centros empresariais

O bairro fica próximo das principais empresas multinacionais da cidade, como o Facebook, o Google e a Louis Vuitton, sendo um dos motivos de orgulho dos moradores e empresários que frequentam a região. Outra vantagem é que essas pessoas podem optar por morar próximo ao trabalho, podendo ir a pé ou de bicicleta.

Shoppings Centers

A região conta com algumas opções de shoppings centers, entre eles o mais antigo da cidade e, até mesmo, da América Latina: o Shopping Iguatemi, fundado em 1966, na avenida Faria Lima. Outro shopping muito frequentado pelos moradores e usuários do bairro é o JK Iguatemi, localizado no bairro vizinho, Vila Olímpia.

Outro local considerado shopping e muito frequentado por quem mora e trabalha nos arredores é o Brascan Open Mall, com cinemas, lojas e restaurantes a céu aberto. O local está sempre cheio, ideal para conhecer pessoas. Lá, é possível ver desde amigos conversando no horário do almoço até crianças brincando.

Parque do povo

Com uma área de 112 mil metros quadrados, o Parque do Povo (Mário Pimenta Carmargo) foi inaugurado em 2008. Sua flora conta com diversas espécies, distribuídas de forma temática, como área frutífera, de espécies nobres, trepadeiras e plantas exóticas.

No Jardim Sensitivo, é possível conhecer diversas ervas aromáticas e medicinais. Essas espécies despertam o olfato, o tato e o paladar, área destinada principalmente às pessoas com deficiência visual.

Sua infraestrutura conta com pista de caminhada, trilhas, skate e ciclovia, além de campo de futebol gramado, quadra poliesportiva, playground e aparelhos de ginástica. Os animais domésticos têm livre acesso, desde que usem coleiras e focinheiras, quando necessário.

Cultura

O bairro conta com diversas opções culturais, entre elas o cinema Kinoplex, localizado no Brascan. Já se você prefere as cenas ao vivo, vá ao Teatro Espaço Promon, localizado no Edifício São Luis.

Para quem quer ampliar seus conhecimentos nas áreas da economia, religião, música, literatura, filosofia e cinema, por exemplo, pode frequentar os cursos livres oferecidos pela Casa do Saber. O local tem como um de seus diretores o educador Gabriel Chalitta e a atriz Maria Fernanda Cândido.

Já se você se interessa por arquitetura e design, não deixe de visitar o Museu da Casa Brasileira. O antigo solar aborda temas relacionados à casa brasileira, além da preservação da memória dos diversos jeitos de morar existentes no Brasil.

Gastronomia

O bairro tem diversas opções da culinária mundial, como comida japonesa (Osako), asiática (Tian), francesa (L’Amitié), italiana (Nino Cucina), além das pizzarias (A Tal da Pizza), hamburguerias e gelaterias (Davvero Gelato Tradizionale e Cuordicrema).

É no Itaim onde também se encontra um dos restaurantes mais bonitos da cidade, o Kaá, que mistura culinária francesa, italiana e brasileira. Outro estabelecimento internacional que deu as caras no bairro é o Jamie’s Italian, do chef inglês Jamie Oliver, com pratos sustentáveis, em que as carnes são de animais criados livremente, sem confinamento, mas o destaque do cardápio são as massas.

E, já que estamos falando de grandes profissionais da gastronomia, no bairro, você também encontra o La Guapa Empanadas, da chefe Paola Carosella, um ambiente intimista, com opções de empanadas doces e salgadas, além de outras sobremesas.

Já se você quer preparar aquele jantar especial, vá ao Eataly. O mercado está em meio a diversos restaurantes e tem uma grande variedade de alimentos italianos ultraselecionados

Mercado Imobiliário

O bairro Itaim Bibi foi uma das áreas que mais se expandiu na cidade de São Paulo. Isso se deu graças ao aumento da presença de empreendimentos e o consequente desenvolvimento da infraestrutura, como as já citadas, além de hospitais, academias, escolas e centros comerciais.

Os novos edifícios contam com a arquitetura de escritórios renomados, como o Studio Arthur Casas e o Pininfaria, responsável pelo edifício Heritage na região, com unidades de 570 m², até 8 vagas de garagem e portas das áreas sociais blindadas — as unidades custam, em média, 21 milhões de reais.

É possível encontrar desde apartamentos até estúdios e duplex, como no VN Ferreira Lobos, com plantas entre 28 m² a 103 m². O preço do metro quadrado na região está em torno de 18 mil reais, podendo ultrapassar os 28 mil.

O alto investimento em transporte público na região e nos novos empreendimentos, fará com que o bairro Itaim Bibi tenha um adensamento crescente nos próximos anos. De acordo com os moradores, a região é uma das melhores para se viver em São Paulo, pois tem uma das infraestruturas mais completas da cidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre o bairro Itaim Bibi? Se procura informações sobre outras regiões com imóveis diferenciados na cidade de São Paulo, entre em contato conosco agora mesmo!

Posts Relacionados
/

O bairro Itaim Bibi, localizado zona Oeste da cidade de São Paulo, fica em uma região…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up