Imóveis especiais

O que é Penthouse (Cobertura)? Descubra aqui suas características

/
22 0
Tempo de leitura: 6 min

Uma das opções de moradia mais procuradas para pessoas de alto poder aquisitivo é o apartamento Penthouse. Afinal, quem não quer morar em uma boa localização, tendo comodidade, segurança e luxo ao mesmo tempo? Trata-se de um sonho possível com esse tipo de cobertura!

Se você quer saber um pouco mais sobre o que é Penthouse e conhecer as exclusividades que ela traz, nós podemos ajudar. Neste artigo, vamos mostrar todas as suas características e diferenciá-la das coberturas comuns. Mostraremos, ainda, como encontrar uma que seja ideal para sua família.

Ficou curioso? Continue a leitura e confira!

O que é um apartamento Penthouse?

Este tipo de construção é feito acima da última laje de um prédio. Por isso, muitas vezes é confundido com um apartamento de cobertura. O termo diferenciado surgiu em 1920, quando arquitetos projetaram um apartamento no topo do Hotel Plaza, em Nova York. O imóvel fez tanto sucesso que se difundiu pelo mundo todo.

O termo foi retomado hoje em dia, sendo que as construtoras investem em apartamentos Penthouse para atrair a elite das grandes cidades. Mas qual é a diferença entre cobertura e Penthouse?

A cobertura é o apartamento do último andar do edifício. Na maioria das vezes, ela tem uma área útil maior, podendo ou não incluir uma área externa. Fora isso, nem sempre existe um segundo andar nas coberturas (quando há, elas são chamadas de cobertura duplex).

Já a Penthouse funciona como uma unidade habitacional independente do edifício, apesar de também ser construída no topo dele. Assim, em alguns prédios, ela segue o padrão de revestimentos e fachada do empreendimento. Em outros, porém, é construída com um estilo arquitetônico diferenciado. Da mesma forma que as coberturas, têm uma área útil maior e uma área externa considerável.

Quais são as características de uma Penthouse?

Ainda está em dúvida? A seguir, veja algumas das principais características de uma Penthouse e entenda tudo sobre ela!

Luxo

Para quem procura por uma vida com exclusividade e elegância, as Penthouses são ideais. Trata-se de apartamentos de luxo, com acabamento diferenciado e ambientes de dimensões generosas. Assim, você pode pensar em uma decoração personalizada, além de ter todos os cômodos com os quais sempre sonhou, como bibliotecas privativas e home cinema, entre outros.

Amplitude

Quem mora nas grandes cidades percebe o quanto o modo de vida mudou. Em São Paulo, o dia a dia é corrido e a população cresceu muito, fazendo com que o adensamento também aumentasse.

Por esse motivo, percebe-se que os apartamentos novos estão cada vez menores. Assim, as construtoras conseguem atender aos jovens solteiros e casais sem filhos, além de uma grande parte da população que prefere morar em uma área reduzida.

Mas esse não é o caso da sua família (ou de outras que gostariam de viver com maior conforto e espaço de convivência), certo? As Penthouses não deixam a desejar! Além do fato de a área útil construída ser maior do que a de apartamentos em geral, muitas vezes elas também têm janelas e portas amplas, possibilitando uma maior ventilação natural.

Esse modelo também pode ter dois pavimentos, conectados por escadas ou elevador privativo. Fora isso, muitas unidades oferecem amplitude no quesito altura, isto é, têm pé direito duplo ou triplo em parte do imóvel.

Você poderá ter, por exemplo, uma sala ampla, bem ventilada e com pé direito duplo, além de um mezanino — onde estarão localizadas as áreas íntimas da casa, como os quartos.

Área externa

Talvez a principal e mais procurada característica das Penthouses seja a área externa. Ela é praticamente obrigatória nesse modelo de imóvel, podendo ou não ser coberta. Então, se você procura por um local onde possa ter uma área privativa de lazer e descanso, esse tipo de apartamento vai superar suas expectativas.

Vale lembrar que, na área externa, é possível construir um jardim em casa, algo praticamente impossível em um apartamento pequeno. Isso acontece porque, mesmo que contem com varandas, os apartamentos geralmente não têm ventilação e iluminação adequadas para jardins completos. Assim, os moradores acabam recorrendo a poucas espécies (que são adaptadas a essas condições).

Para aproveitar ainda mais o espaço, os terraços geralmente são equipados com infraestrutura para receber piscina ou spa. Outro ambiente que pode ser montado na parte externa é uma área gourmet, com churrasqueira e até forno à lenha.

Vista diferenciada

Como estão localizadas no último pavimento dos edifícios, era de se esperar que as Penthouses tivessem mesmo uma vista privilegiada. Esse já é um grande benefício, pois você poderá contar com um mirante privativo de boa parte da cidade.

Além dessa vantagem, a vista livre significa uma ventilação natural muito melhor dentro de casa. O fato de não ter outros prédios bloqueando a vista influencia positivamente inclusive na sua privacidade.

Acesso privativo

Para entender o que é Penthouse, você precisa se lembrar de suas principais diferenças em relação às coberturas em geral. Uma delas é o acesso: enquanto as coberturas fazem parte do edifício, compartilhando o mesmo elevador e áreas comuns, a Penthouse traz um elevador privativo.

Esse conceito se torna um pouco confuso no mercado imobiliário, já que muitas pessoas utilizam o termo Penthouse erroneamente ao se referirem a uma cobertura comum que tenha área externa.

Como encontrar a melhor opção para morar em uma Penthouse?

Ao decidir comprar um imóvel, é preciso listar as características que você deseja em um apartamento para sua família. Pensem juntos para entender quais são as prioridades que buscam e o que é indispensável. Fica muito mais fácil encontrar a Penthouse ideal quando você sabe bem o que procura.

Outra dica é pesquisar sempre nos melhores bairros da cidade. Como esses imóveis são bastante luxuosos, somente quem tem um alto poder aquisitivo procurará por eles. Também recomendamos avaliar a possibilidade de adquirir o apartamento na planta, o que geralmente permite maiores negociações — não só no valor de compra, mas também nos acabamentos e nas modificações na construção.

Por fim, é fundamental que você receba auxílio profissional de uma empresa reconhecida pelo mercado. Contar com corretores qualificados e experientes vai ajudá-lo a ter mais clareza sobre o que procura, além do acesso a unidades exclusivas e de intermediações nas negociações.

Neste artigo, nós contamos para você tudo sobre as Penthouses, mostrando suas principais características e seus benefícios. Agora que você já conhece bastante esse tipo de imóvel, terá mais facilidade ao escolher o seu!

Ficou claro o que é Penthouse? Para você ficar por dentro do mercado imobiliário, leia também sobre os 5 tipos de imóveis ideais para morar e investir!

Posts Relacionados
/

Uma das opções de moradia mais procuradas para pessoas de alto poder aquisitivo é o…

/

Uma das opções de moradia mais procuradas para pessoas de alto poder aquisitivo é o…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up