Design

Aprenda a otimizar espaços na casa seguindo estas 8 dicas práticas

/
9 0
otimizar espaço
Tempo de leitura: 6 min

Atualmente, é comum as pessoas morarem em espaços menores, seja por preferência ou por necessidade. Com isso, é preciso encontrar soluções para aproveitar e otimizar espaço da melhor forma possível. A partir de um projeto de decoração ou, até mesmo, de truques simples, é possível tornar cada cantinho útil, funcional e confortável, sem abrir mão de uma decoração estilosa.

Por isso, preparamos este post com alguns truques e soluções para que você possa otimizar espaço e aproveitar cada centímetro da sua casa. Se você mora ou pretende mudar-se para um local pequeno ou quer apenas otimizar algum cômodo de sua residência, fique por dentro das dicas a seguir!

1. Invista em móveis sob medida

Você pode investir em móveis sob medida para a casa toda ou apenas um cômodo, como a cozinha ou os quartos. O projeto do mobiliário faz com que todo espaço seja utilizado e é indicado principalmente para ambientes pequenos, onde não cabem móveis comuns ou seu uso deixa diversos espaços sobrando.

Primeiramente, pense na sua necessidade para o móvel: na cozinha, ele será para alimentos, panelas, pratos e talheres? Caso seja para o quarto, onde estarão os sapatos, as camisas e as bolsas? Atente-se também à frequência de uso de cada coisa, além da quantidade.

É importante que o projeto seja feito por um arquiteto, um designer ou uma loja especializada, a fim de evitar informações ou medidas incorretas que possam causar problemas futuros. Além da funcionalidade, é possível escolher os acabamentos, puxadores, espelhos e outros detalhes que preferir, criando, assim, uma peça exclusiva.

2. Aposte na mobília multifuncional

Invista em móveis que se transformam em outros conforme suas necessidades. É possível encontrar desde os convencionais sofás-camas até utilizar bancos como mesa lateral. Sua mesa de jantar também pode ser utilizada para alimentação, trabalho e estudo, assim como a iluminação do espaço pode adequar-se a todas essas tarefas.

Outra dica é escolher móveis dobráveis, pois ocupam menos espaço. Uma mesa, por exemplo, pode aumentar seu tamanho ao ser desdobrada para acomodar mais pessoas ou servir de apoio para alguma tarefa.

Outra função dos móveis multifuncionais é aumentar seu espaço de armazenamento: um baú, por exemplo, também pode ser um acento. Assim, além de não ocupar espaço e deixá-lo organizado, você economiza na compra de mais móveis.

3. Use a iluminação a favor do cômodo

Verifique se seus cômodos estão bem-iluminados para que você se sinta confortável e consiga realizar todas as suas tarefas. Se necessário, complemente com luminárias de mesa e de piso ou mesmo spots e trilhos eletrificados. Se você tem o costume ou se seu espaço possibilita a mudança de uso constante, utilize também uma iluminação que se adéque a todos os usos.

Se quer criar novos pontos de luz, peça a ajuda de um profissional ou de uma empresa especializada, já que o aumento de carga elétrica necessita de planejamento. Além disso, você pode optar por diferentes formas de acendimento, como o dimmer, capaz de aumentar e diminuir a intensidade de luz conforme a necessidade dos ambientes.

4. Opte por estantes e nichos organizadores na parede

Aproveitar o espaço das paredes é uma ótima dica para melhor preencher os espaços. Os nichos, por exemplo, podem ou não ser embutidos, abertos ou fechados, e são indicados para todos os cômodos. Além de organizar seus pertences, eles podem fazer parte da decoração, seja por seu formato e cor ou mesmo para expor seus objetos de decoração.

As estantes e as prateleiras também são outra opção com a mesma funcionalidade dos nichos e podem ocupar toda a parede ou parte dela, além de poderem ocupar as quinas. Outra forma de aproveitar o espaço da parede é instalar ganchos para bolsas e casacos, por exemplo.

5. Prefira portas deslizantes

As portas de correr são ideais para separar os ambientes, pois não necessitam de um espaço para abertura, já que se movem na horizontal. Além disso, quando abertas, elas podem ampliar e integrar ambientes, como a sala de jantar e a cozinha ou o escritório e a sala de estar.

Elas podem ser embutidas na parede ou em algum móvel ou com trilho aparente. Utilizar portas deslizantes nos móveis também ajuda muito na economia de espaço.

6. Evite barreiras visuais

Tente deixar os espaços da sua casa o mais aberto e integrado possível. Isso aumenta a noção de amplitude e faz com que o ar e a iluminação sejam aproveitados pelos ambientes. Além disso, barreiras visuais também dão a sensação de enclausuramento, deixando o cômodo desconfortável.

7. Deixe livre os caminhos de passagem

Tente criar uma disposição de móveis eficiente, deixando espaços livres de passagem, entre o dormitório e o banheiro, a sala de jantar e a cozinha e a sala de estar e varanda, por exemplo. Isso cria ambientes mais práticos e funcionais, além de evitar que você trombe nos móveis toda vez que precisar caminhar pela casa.

8. Mantenha objetos e móveis nos ambientes a que são destinados

Evite espalhar coisas pelos cômodos, que não pertencem a eles. Se usou um banco na cozinha para pegar algo, devolva-o ao lugar onde o guarda; deixe os brinquedos das crianças na sala de jogos ou em seus quartos; seus papeis e documentos ficam mais bem-guardados no escritório ou nos armários. Encher os ambientes de maneira desnecessária prejudica sua funcionalidade, dificulta que você encontre o que precisa e deixa a casa em uma verdadeira desordem.

Manter a casa organizada deixa os espaços funcionais e facilita nossa vida, não é mesmo? Isso é ainda mais importante quando temos espaços pequenos e precisamos ocupar cada canto deles. Para isso, é necessário planejamento e criatividade, já que, além de organizar, também é importante dar personalidade à nossa casa.

Além das dicas que demos acima para otimizar espaço, dê alguns toques decorativos com as cores e os objetos que mais gosta. Assim, você terá mais aconchego e conforto na sua moradia.

Se gostou do post de hoje sobre como otimizar os espaços de sua casa, saiba como construir um jardim em casa e tornar sua área externa ainda mais agradável!

Posts Relacionados
/

Atualmente, é comum as pessoas morarem em espaços menores, seja por preferência ou por necessidade.…

/

Atualmente, é comum as pessoas morarem em espaços menores, seja por preferência ou por necessidade.…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up