Melhores bairros para morar

Vantagens de morar em Higienópolis e as princípais atrações do bairro

/
5 0
Tempo de leitura: 6 min

Higienópolis, bairro nobre da região central de São Paulo, está localizado em um dos pontos mais altos da cidade, conhecido como Espigão da Paulista. Seu perfil é residencial, com famílias com rendas média-alta e alta, e marcado por alguns edifícios educacionais e culturais, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Museu de Arte Brasileira, assim como alguns marcos da arquitetura moderna no país.

O bairro também conta com o Parque Buenos Aires, algumas praças interessantes e ruas arborizadas, incentivando os percursos a pé e a prática de atividades físicas, além de ser ideal para passear com os filhos e com animais de estimação.

Neste post, conheça um pouco mais sobre a história desse bairro, suas principais atrações e quais as vantagens de frequentar e viver nele. Confira!

História do bairro

A região de Higienópolis fica em uma antiga área rural do século XVI, onde se localizava a “Sesmaria do Pacaembu”, propriedade da Companhia de Jesus, que recebeu essas terras através de uma doação feita por Martim Afonso de Souza. No século XVIII, os jesuítas foram expulsos das colônias e tiveram seus bens confiscados, dentre eles essa sesmaria.

Com o passar do tempo, a área passou a ser moradia da aristocracia da cidade, com suas chácaras autossuficientes em subsistência e água. Com o crescimento da cidade devido ao ciclo do café e ao êxodo rural, em 1983 essas terras foram loteadas e compradas pelos alemães Victor Nothmann e Martinho Buchard, que trouxeram da Europa um projeto de loteamentos destinados à elite paulistana.

Aos poucos, essa área comprada uniu-se às outras chácaras existentes formando o bairro de Higienópolis. Seu nome surge graças à sua localização em uma região alta da cidade, menos propensa a enchentes e a doenças infecciosas.

Na época, também era um dos poucos bairros com água e esgoto. Com o tempo, a área foi então ocupada por grandes fazendeiros, comerciantes, pela aristocracia do café e por profissionais liberais.

Além do projeto, dos materiais e dos estilos utilizados nas construções, o modo de vida europeu também tentava ser reproduzido em São Paulo. Algumas crises e revoluções do século XX, porém, trouxeram mudanças a muitas famílias e a perda de investimento de cafeicultores.

Com isso, iniciou-se o processo de verticalização do bairro e a saída da elite para locais melhores, dando lugar à classe média. O bairro passa a receber outros perfis de moradores, como estudantes, funcionários, comerciantes e judeus vindos do Bom Retiro, trazendo colégios e sinagogas.

Vantagens de morar em Higienópolis

Com diversos pontos de lazer, comércios e serviços, como parque, praças, mercados, hotéis, escolas, universidades, hospitais, restaurantes e consulados, o bairro conta com ruas e calçadas largas e bem arborizadas, local ideal para andar a pé.

Higienópolis tem também diversos casarões antigos e edifícios importantes da arquitetura modernista da década de 1950, assinados por grandes arquitetos, como Rino Levi, Franz Heep e Vilanova Artigas.

Com o oitavo IDH de São Paulo, a região também está em uma ótima localização na cidade, próxima ao centro, à Avenida Paulista — tão disputada aos domingos — e a algumas linhas de metrô, como a vermelha, a amarela e a verde, sem falar nos muitos pontos e linhas de ônibus para diversos locais da cidade.

Principais atrações

O bairro abriga um dos principais shoppings centers da cidade, o Pátio Higienópolis, com mais de 300 lojas, teatro, salas de cinema e uma praça de alimentação agradável com iluminação natural.

Se você gosta de área verde, o Parque Buenos Aires é o mais importante da região e conta com pista de caminhada, aparelhos de ginástica, playground e espelho d’água. São mais de 70 espécies de vegetação, em um ambiente tranquilo em meio aos edifícios, onde é possível ver mães passeando com seus filhos e cachorros brincando com seus donos.

Para quem gosta de museu, o mais próximo é o Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP), com seu famoso vitral composto por trabalhos de diversos artistas, como Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Candido Portinari, e outras diversas peças de artistas brasileiros ou aqui radicados.

Outra opção de lazer e de prática de esportes é o Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, que fica aberto para carros apenas das 6h às 21h30 e totalmente fechado aos domingos. É possível utilizá-lo para caminhar, correr, andar de bicicleta, conversar com amigos, entre outras atividades.

Edifícios marcantes

O bairro de Higienópolis também tem diversos edifícios importantes para a arquitetura brasileira. Veja alguns deles:

Vila Penteado (FAU Maranhão)

A Vila Penteado é um dos poucos edifícios Art Nouveau que restou na região. Foi construída em 1902, por Carlos Ekman, para abrigar as famílias Penteado e Prado. Entre 1949 em 1968, foi sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Atualmente, o edifício recebe os cursos de pós-graduação da mesma faculdade.

Edifício Louveira

A característica mais importante desse conjunto de edifícios, projetado por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, é a integração entre o jardim do térreo, a praça Vila Boim e as ruas do entorno. O edifício é também um dos primeiros prédios da região e um dos principais exemplos de arquitetura moderna no bairro.

Edifício Bretagne

O Bretagne foi construído, em 1959 pelo polêmico João Artacho Jurado, grande empresário paulista, mas que não tinha formação como arquiteto. Muito criticado na época pela mistura de cores e estilos, o edifício foi um dos primeiros com o conceito de edifício-clube na cidade, com restaurante, piscina, piano-bar, jardim na cobertura e salão de festas. Atualmente, ele é tombado como patrimônio da cidade.

Como um dos primeiros bairros planejados de São Paulo, Higienópolis tem grande importância arquitetônica, cultural e, como vimos, é uma das regiões de melhor IDH da cidade. Arborizado e bem localizado, o bairro também proporciona uma experiência única para frequentadores e habitantes.

Se você procura um lugar para morar, a região mostra-se como uma ótima alternativa, pois tem em seu entorno todos os pontos positivos a se considerar na hora de adquirir um imóvel, como localização, mobilidade, hospitais, shopping, parque e ruas arborizadas.

Além disso, o bairro tende a se valorizar ainda mais, já que o centro da cidade e um dos seus bairros vizinhos, a Barra Funda, estão passando por melhorias.

Gostou do nosso post sobre Higienópolis? Siga nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais conteúdos sobre imóveis diferenciados em São Paulo!

Posts Relacionados
/

Higienópolis, bairro nobre da região central de São Paulo, está localizado em um dos pontos…

/

Higienópolis, bairro nobre da região central de São Paulo, está localizado em um dos pontos…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up